Em janeiro de 2005 recebi o convite para participar do encontro de escritores em Sorocaba.  O organizador do Encontro, Douglas Lara, ativista cultural de Sorocaba me incentivou a realizar um encontro semelhante aqui em Santa Catarina.

Conversei com minha família, com amigos e, depois de algumas dificuldades, lançamos o I Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região. Fiz uma busca demorada pela internet para descobrir se havia ocorrido algum encontro com essa denominação.

Descobri um Encontro Catarinense de Escritores realizado em Blumenal em 1996. Não queria que o evento parasse no primeiro, mas que crescesse e se transformasse num evento internacional, a exemplo de outras pequenas cidades brasileiras que se destacam no turismo literário.

Acrescentei “de Alfredo Wagner e Região” para poder divulgar mais a pequena e acolhedora cidade.

Após definir as datas e elaborar o programa busquei a ajuda da Secretária da Educação da época, Sra. Tania Silvestri que aderiu a idéia e foi uma das grandes divulgadoras deste primeiro evento cultural na Capital das Nascentes. Ela visitou as Secretarias da Cultura de cidades vizinhas para divulgar o I Encontro Catarinense de Escritores. Recebemos em Alfredo Wagner 8 escritores e uma editora que expôs seus livros na praça da cidade. É preciso dizer que a Secretária da Cultura encaminhou e coordenou todo o cerimonial dos dias do Encontro. A abertura foi solene com a presença do Prefeito e vereadores, bem como, um seleto público incluindo estudantes da EEB Silva Jardim. Foram quatro noites com atividades culturais, incluindo apresentação de Grupo de danças Alemãs, Coral Municipal de Alfredo Wagner com a regência do Maestro José Acácio Santana. A feira de livros na praça também foi muito concorrida e teve momentos de participação do público e de escritores.

O II Encontro Catarinense de Escritores foi organizado com a parceria do Prof. Miguel João Simão. Ao diplomar Bertolina Maffei como Presidente vitalícia da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner o Prof. Miguel sugeriu fazermos um encontro de escritores. Aceitei de imediato e contei a história do I Encontro. Após muitas conversas e sugestões de comum acordo ficou lançado o II Encontro Catarinense de Escritores. Um primeiro site foi lançado no dominio www.familia.demarchi.nom.br/encontrodeescritores.htm.

O site já faz parte da história dos Encontros realizados em Alfredo Wagner e será mantido no mesmo domínio como registro oficial. O Evento foi um sucesso e marcou a todos que aqui estiveram. Entre os escritores presentes estava o prof. Mendes Dutra, da Universidade do Maranhão que aqui lançou o livro “Divino Tinto” no Bispo Lounge Bar; o filosofo Fídias Teles e sua esposa, excelente declamadora, Taty Teles; e duas das mais marcantes presenças: a do Dr. Mário Carabajal Lopes, presidente da Academia de Letras do Brasil e de sua mãe Da. Manoela Carabajal Lopes. Mãe e filho são incansáveis na divulgação da Literatura e da Cultura em todos os recantos deste país. Cada escritor que aqui veio poderia figurar nesta lista, pois cada um tem uma história linda e cheia de amor à cultura. Muitos foram os depoimentos publicados sobre este encontro, os relatos e artigos estão no www.encontrodeescritores.com.br

Lembro-me do desapontamento do Prof. Miguel quando este chegou para o credenciamento. “Calma amigo, disse eu, o Encontro vai ser uma maravilha”. E foi. Todos os escritores saíram encantados com nossa bela e simpática cidade e a acolhida que aqui tiveram.

Decepcionada ficou a representante de um deputado estadual que veio falar sobre a lei “Cem Cópias, Sem Custo”. Impaciente, não querendo aguardar o momento em que ela deveria fazer sua exposição, exclamou: “já ouvi muita besteira aqui” e queria que se interrompesse o palestrante para que ela pudesse falar.

Para este magnífico Encontro buscamos apoio financeiro em diversos setores, mas principalmente nos meios políticos. Havidos e magnânimos em patrocinar eventos culturais populares como carnavais, churrascadas etc, deputados e outros políticos procurados nem ao menos responderam aos pedidos. Alguns assessores e amigos alegaram ano eleitoral. Neste II Encontro Catarinense de Escritores, provavelmente por ser ano eleitoral, os vereadores não compareceram, a não ser o vereador Silvio Altof. Pena, teriam entrado para a História Cultural do Município.

O prefeito de Alfredo Wagner prometeu ajudar financeiramente. Entretanto, justo nos meses do Encontro foi submetido a uma cirurgia delicada e urgente para retirada de um câncer malígno. Achei que, por consideração com a saúde dele, não deveria lembrar da promessa. Mas tenho certeza que se eu lembrasse ele teria ajudado.

A divulgação já tinha sido feita por diversos meios, jornais, internet, e-mail, etc. Não era mais possível recuar. Então para garantir a realização do II Encontro Catarinense de Escritores realizei um empréstimo no Bradesco. Apesar do Encontro contar com mais de um organizador, o dinheiro saiu do meu bolso. Considero que foi muito bem empregado pois fiz muitos amigos por ocasião do Encontro. Entre os diversos benefícios para a cidade de Alfredo Wagner, este II Encontro proporcionou a divulgação do nome da cidade para mais de 30 municípios e 5 Estados. Além disso, a ocasião permitiu a fundação da Academia de Letras do Brasil/SC Municipal Alfredo Wagner.

As Secretarias da Educação e da Cultura deram um apoio logístico importante para a realização do evento do ano passado.

O III Encontro Catarinense de Escritores, que vai se realizar em 2 e 3 de setembro de 2011, promete muito. Haverá um espaço maior para que os escritores presentes possam apresentar suas obras (destinaremos 4 horas em dois dias para isso).

E como estamos no ano do jubileu de ouro da emancipação do município, será feita uma homenagem especial aos escritores presentes.

Você que é escritor, ou deseja ter sua obra publicada ou ainda, deseja saber como escrever ou publicar seu livro venha assistir e conhecer a experiência de muitos outros autores venha participar deste III Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região.

This slideshow requires JavaScript.

Diga-me o que acha...