You are here: Home » Textos » Biografia

Biografia

Monarquista, Escritor, Empresário, Produtor Cultural e editor do Jornal Capital das Nascentes.
Sou autor do livro “Aprendendo com as Abelhas a viver em Sociedade”, publicado pela Artpress, São Paulo, em 1995.
Nasci em 1957, em São José dos Campos, onde fiz os estudos primários e secundários, e, por fim, diplomei-me como Desenhista Técnico de Arquitetura. Após um ano de estágio nos Estados Unidos, retornei ao Brasil, e desde 1987 residindo numa fazenda, no município paulista de Amparo, tornei-me apicultor. Comecei, então, a criar abelhas sem finalidades comerciais, como simples hobby, por amor à atividade. Fiz, mesmo, questão de nunca comercializar a produção de mel de minhas colméias, mas distribuí-la a amigos e pessoas carentes. Ao criar abelhas, não me limitei à uma rotina sem iniciativa. Pelo contrário, fui muito além. Levado pela curiosidade e pelo espírito metódico e engenhoso, penetrei em profundidade no Reino Maravilhoso das Abelhas. Observei, pesquisei, descobri técnicas novas. Inventor de um sistema de extração de apitoxina (veneno de abelhas). Descobri uma fórmula para purificação e armazenação da apitoxina sem necessidade de refrigeração. Estudei e desenvolvi uma colmeia de madeira especial para abelhas jataí (brasileiras nativas, sem ferrão), e fiz experiências inéditas sobre os efeitos tranquilizantes do canto gregoriano em enxames de abelhas africanas irritadas e agressivas. Consegui, em 1990, com uma de minhas colmeias, bater um record de produção, o qual chamou a atenção de especialistas e foi objeto de publicações na grande imprensa. Apaixonado pela apicultura. passei a trabalhar na divulgação dessa matéria, publicando artigos em jornais, fazendo exposições e palestras informais, especialmente para jovens. Da experiência nessas palestras nasceram vários trabalhos. Um deles é “Aprendendo com as abelhas a viver em sociedade”, editado pela Editora Artpress de S. Paulo. Neste livro, apresento um dos mais doces produtos das abelhas: a lição de vida. Dedicação, amor à hierarquia, união da família, etc são valores esquecidos atualmente, mas que procuro relembrar, exemplificando com a vida das abelhas. Morando atualmente em Santa Catarina, desenvolvi vários projetos culturais, entre eles o Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região, realizado em 2006, 2010, 2011 e 2012 cuja história está relatada no site htttp://encontrodeescritores.com.br
Sou um dos fundadores da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner, do Jornal Alfredo Wagner e do Jornal Capital das Nascentes.
Recebi alguns títulos que muito me honram: Em 2012: Cavaleiro Comendador na Soberana Ordem da Águia Dourada de Kastoria, Cavaleiro Comendador de Justiça na Soberana Ordem Equestre Príncipe da Paz, Doutor Honoris Causa em História pelo Centro de Estudos Históricos de Kastória. Em 2011: Doutor em Filosofia Univérsica, Ph.I. Filósofo Imortal Honoris Causa pela Academia de Letras do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *