José Ferreira da Silva - O Aventureiro
José Ferreira da Silva O Aventureiro

 

O livro de José Ferreira da Silva “O Aventureiro, A volta ao mundo de Lambreta” é cativante. Recomendo a leitura. No momento em que parei para redigir esta nota, o autor estava saindo de Nova Delhi querendo chegar na fronteira com a China para visitar as famosas muralhas.
Livro escrito em pequenos capítulos com descrição de suas grandes aventuras. O drama humano perpassa cada página desta obra. Vale a pena ler. O autor, José Ferreira da Silva é membro da ALE Associação Lageana de Escritores e doou seu livro para a Associação Academia de Letras do Brasil/SC – municipal Alfredo Wagner.
O “Aventureiro” parte de Porto Alegre e vai em direção ao Uruguai, de lá entra na Argentina, sobe a cordilheira dos Andes, entra no Chile e assim percorre as Américas, Europa, parte da África e da Ásia.
Enfrenta o frio congelante e o calor escaldante. Dorme ao relento, enfrenta animais peçonhentos e a indiferença humana.
Uma aventura de tirar o fôlego de quem lê.
Quando José Ferreira da Silva entrou no Chile, atravessando os Andes, foi obrigado a dormir lá encima pois anoiteceu e não haveria tempo de chegar na próxima cidade. Sem alojamento naquele local, passou a noite ao pé de um Cruzeiro. Algumas vezes ele foi acordado por tremores que perpassava seu corpo. Temendo que havia chegado seu momento, redigiu uma carta a seus familiares, informando seus últimos desejos. O autor acabou pegando no sono e quando acordou no dia seguinte ficou surpreso por não ter morrido. Comentou com um guarda que apareceu e ficou sabendo que eram os tremores da montanha. Imperceptíveis estes tremores só são sentidos quando a pessoa está deitada.
Na Índia, certa noite, tendo a noite o encontrado na estrada, foi obrigado a buscar um abrigo para dormir. Encontrou uma gruta na qual se escondeu. No dia seguinte, ao retirar a lambreta da entrada, colocada para proteger e não permitir que algum animal o surpreendesse, uma Naja saltou da lona… Bem, a história continua, mas é melhor ser lida neste delicioso livro.

Diga-me o que acha...