1. Descobrindo uma fábula

-Se você quiser compreender a maravilhosa lição que as abelhas têm para nos dar, não deixe de ler o trabalho de seu avô — aconselhou, certo dia, meu pai.
-Mas que trabalho é esse, papai? Não sabia que o “vô” tinha sido apicultor.
-Você era muito pequeno quando ele morreu, por isso não conheceu o que era sua habilidade para lidar com colmeias.
-Já revirei por inteiro a biblioteca do senhor e jamais encontrei esse livro do vovô.
-Não, não é um livro publicado, meu filho. É um conto, ou melhor, uma fábula. Ele o quis publicar, mas o editor, muito amigo dele, deixou para fazer a edição quando voltasse de uma viagem que fez à Itália, mas… infelizmente resolveu ficar por lá e seu avô acabou desistindo da publicação. A fábula é uma comparação baseada nos hábitos dos diversos tipos de abelha que povoam nosso imenso Brasil. Dessa comparação ele tirava uma conclusão muito curiosa… Leia a fábula, depois conversaremos.
-Uma fábula sobre abelhas? Onde minha curiosidade pode encontrar esse trabalho?
-No sótão, meu filho, na velha arca de madeira entalhada.
Subi então ao sótão à busca do manuscrito de meu avô e deparei-me com pilhas de papel velho.
O leitor já mexeu em papéis velhos?
Num álbum de fotografias, passam os instantâneos de um casamento que teria tudo para ser feliz: ela, virtuosa, dedicada e educada; ele, empreendedor, honesto, distinto, quase um gentil-homem. Entretanto… páginas além, o enterro dele, enchendo de tristeza a esposa, os filhos e parentes.
Assim, em meio àquela instrutiva papelada, as horas voavam, sem que eu percebesse. De repente, o manuscrito do meu avô!
Peguei-o reverente, quase como uma coisa sagrada, recostei-me à parede junto à clarabóia, e, ali mesmo, comecei a lê-lo.
Logo no alto, pregada à capa, uma folha dobrada e amarelada pelo tempo, com esta nota dele ao editor:

“Benedetto,
“Questa é a fábula que lhe falei, sobre a organização sociale das abelhas. Você manda rever o meu português pois você sabe que o parlo muito mal, depois falamos della publicazione”.
Assinava: “Fr. Demarchi – Out. 1923”
O editor respondeu na mesma fôlha e sem cerimônia:
“Francesco,
“Sua fábula, muito interessante, acentua de forma assaz necessária o equilíbrio harmônico entre os diversos elementos que compõem a natureza. Fiz as correções de português que me pediu. Como você sabe, viajo esta semana para a Itália. Assim que voltar tratamos da publicação. Benedito, Dez. 1923”.
Tendo, enfim, decorrido mais de 70 anos, nada obsta a que venha a lume, com sua modesta ciência, mas não pequena sabedoria, a fábula redigida por meu velho avô sobre a vida das abelhas.
2. Apresentando os personagens

Antes, porém, permita-me, leitor, que apresente os diversos tipos de abelha que entrarão em cena.
Todas elas, exceto as duas vespas, fazem parte da subfamília apinae que se subdivide nas tribos apini, meliponini, anthophora e bombini.
Os três personagens principais — Apislinda, Apisbela e Apislene — são abelhas da tribo apini, do tipo Apis mellifera mellifera, chamadas europeias ou do reino, pois foram introduzidas no Brasil, no começo do século  XIX, por ordem de D. João VI. Encontram-se abelhas dessa mesma família em toda a África, Ásia e Oceania.
Pertencem à tribo das meliponini a minúscula jatai e a vilã da história, a irapuá, cujos hábitos são muito sujos. As meliponini são abelhas sociais encontradas nas regiões tropicais do mundo.

Na tribo das Megachilidea vamos encontrar a abelhinha “individualista” e que vive solitária. Essa tribo tem também algumas espécies que vivem em sociedade, mas com organização muito elementar.
A barulhenta mamangaba pertence à tribo dos bombini, ao gênero Bombus. Apesar de terríveis quando ferroam alguém, têm um papel importante na natureza, pois são excelentes polinizadoras.
Na fábula aparecem ainda uma vespa e uma fêmea de marimbondo, que promovem a subversão do reino apícola. Elas são conhecidas e podem ser classificadas como Polybia occidentalis scutellaris e Polister canadensis, respectivamente.1
Feitas as devidas apresentações passo a palavra a meu avô:

3. A Fábula

Foi observando a vida de cada tipo de abelha que redigi esta fábula.
Sendo animais irracionais, incapazes de bem ou de mal voluntário, as abelhinhas deste conto servem apenas de símbolo para atitudes semelhantes entre os homens. Não se trata de preferência por umas em detrimento das outras. Todas têm o seu papel na Criação, e ainda quando não são diretamente úteis ao homem, seu estilo de vida sempre lhe serve como lição.
Daí que o recurso à fábula, freqüente na história da literatura, sempre foi meio adequado para transmitir ao homem uma lição de vida.
Vamos, pois, ouvir o relato de…

4. A Revolução das abelhas
• “Eu sou, meus meninos, de um país muito distante”

Quando criança, pouco depois de ter chegado ao Brasil, com meus pais, da distante Itália, conheci um velho apicultor holandês que frequentava nossa casa.
Chamava-se Jan (João em holandês). O olhar do velho Jan era azul como um céu de safira e possuía a profundidade do mar. Sua tez branca, emoldurada de cabelos loiros tendendo ao prateado, ficava da cor da cereja quando ele estava irritado. Porém, suas irritações eram fogo de palha, e como um torrão de açúcar num copo d’água desfaziam-se docemente diante de um sorriso de criança, solicitando-lhe um “conto”, uma história.
Então, todos sentavam-se à sua volta. E ele, retirando da algibeira o velho e inseparável cachimbo de porcelana e ébano, orlado de frisos de cobre impecavelmente polidos, contava:
– Eu sou, meus meninos — dizia enquanto ajeitava o boné e soltava uma baforada de aromático fumo que se evolava como um símbolo de seus pensamentos — eu sou, meus meninos, de um país muito, muito distante. Meu povo, um povo de bravos, lutou contra o mar, conquistou-lhe as terras, ergueu barreiras, diques, comportas, drenou pântanos e lagos, cobrindo-os de plantações e de flores.
-Mas eu, eu sempre fui apicultor. Desde minha infância aprendi os segredos de uma colmeia, frequentei o mercado de abelhas de Amsterdã e lá adquiri meu primeiro enxame. Mas… tudo passa. Minha família mudou-se para o Brasil e eu aqui me fixei, tomando este belo e grande Império (estávamos então em pleno reinado de D. Pedro II) como minha segunda pátria.
– O senhor não quer voltar mais para lá? Pergunta um menino espevitado.
– Como voltar para lá, meu pequeno, se na minha terra já não resta mais ninguém de minha família? Sou só neste mundo. Depois, para que voltar, se lá encontrarei caras que nunca me viram e que eu nunca vi, enquanto aqui sou querido por meus amigos e estimado por vocês, que tanto gostam de minhas histórias e tanto alegram a minha velhice?
– “Seu” Jan, interrompe uma menina, o Chico contou que o senhor já ouviu as abelhas conversando. É verdade?
Apertando o cachimbo com a mão esticada e parando por um instante como que a ordenar as recordações, retomava:
– Na realidade, Isabel, os animais não falam. Os homens é que falam por eles. Colocam na boca dos animais palavras que estes diriam se tivessem a capacidade de falar, para que o homem melhor compreenda certas verdades. Existiram fabulistas famosos…
– O que é fabulista, “seu” Jan? Pergunta Rafael, curioso.
– Fabulista, meu menino, é o homem que escreve fábulas, pequenos contos com fim moral, a exemplo do “seu” Jan. Nos tempos passados havia muitos e alguns deles tornaram-se famosos.

• O maravilhoso equilíbrio existente na natureza

– Uma das coisas que tenho sempre lembrado nas histórias que lhes conto, meus meninos, diz respeito ao maravilhoso equilíbrio existente na natureza. Um enxame de abelhas; um beija-flor; um leão ou um gato; uma pedra ou um ipê; o céu e a terra; as estrelas e os planetas; tudo, enfim, desde o minúsculo grão de areia até o mais resplandecente astro estão ordenados e seguem leis impostas pelo Criador do Universo. Nesse universo, o homem…

Leia o texto completo no livro “Aprendendo com as abelhas a viver em sociedade

Capítulo I do livro “Aprendendo com as abelhas a viver em sociedade”, Artpress Editora, São Paulo, 1995, 110 p. Ilustrado.

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By mauro

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